Capa do livro - Blink: A Decisão Num Piscar de Olhos
Blink: A Decisão Num Piscar de Olhos 5 (1) já leram

Blink: A Decisão Num Piscar de Olhos


Autor(es): Malcolm Gladwell

Sinopse: O título Blink, a decisão num piscar de olhos pode sugerir algum tratado de auto-ajuda mas, na verdade, o novo livro do jornalista Malcolm Gladwell, conhecido pelo sucesso Ponto de desequilíbrio (Como pequenas coisas podem fazer uma grande diferença), analisa, de forma detalhada e fascinante, a importância do que chamamos de intuição. Blink (The Power of Thinking Without Thinking, no original) trata das decisões instantâneas, da parte do nosso cérebro, conhecida como inconsciente adaptável, capaz de realizar raciocínios imediatos e chegar a conclusões antes que tomemos noção consciente do que está acontecendo. O livro começa citando na introdução um curioso exemplo desse processo mental. Entre 1983 e 1986, o museu J. Paul Getty negociou a compra de uma estátua de mármore grega datada do século VI a.C. e durante esse período foi realizada uma série de exames científicos e pesquisas históricas que pareciam autenticar a origem do precioso objeto.No entanto, em diferentes momentos ao longo desses três anos, aconteceu de seis especialistas duvidarem da autenticidade da obra, aparentemente sem motivo, à primeira vista. "Eles simplesmente deram uma olhada na estátua, uma parte de seus cérebros efetuou uma série de cálculos instantâneos e, antes que tivessem qualquer espécie de pensamento consciente, eles sentiram algo", narra o autor para em seguida dedicar o resto do livro a explicar como funciona esse processo mental e mostrar mais exemplos de situações relativas a ele. Como conclusão, Gladwell defende a importância dos dois primeiros segundos em que o ser humano reage a uma situação. Em suas 254 páginas, Blink trata a intuição como importante ferramenta de decisão, um diferencial que deve ser cada vez mais valorizado no mercado de trabalho e na vida pessoal. E faz isso com uma linguagem acessível e envolvente que tornou o livro um sucesso que vendeu mais de 200 mil exemplares nos Estados Unidos em apenas três meses.